X

Dublin

12 Maio

Beirute

14 Jul

Mostar

24 Ago
Anterior

Bilbau

14 Set

Nota 10 dispara Iffland para a liderança nos Açores

Rhiannan Iffland
Data: 13/07/2018

Fez-se história esta sexta-feira nas rochas vulcânicas do Ilhéu de Vila Franca do Campo: Rhiannan Iffland  executou um salto perfeito diretamente dos penhascos e viu um membro do júri mostrar-lhe a nota 10, uma pontuação que, até agora, só tinha sido mostrada uma outra vez em todos os anos de competição feminina. Com este salto, a australiana catapultou-se para o primeiro lugar da classificação da etapa dos Açores, à frente de Jessica Macaulay e Ginger Huber, respetivamente segunda e terceira classificadas.

Do lado dos homens, o polaco Kris Kolanus liderou num dia em que os atletas tiveram de mostrar a sua versatilidade com dois saltos das rochas para o Oceano Atlântico. O americano Steven LoBue encontra-se em segundo lugar à entrada para as finais, seguido do campeão Jonathan Paredes.

Após ter falhado um pódio apenas a segunda vez na sua carreira do Cliff Diving, na abertura de temporada no Texas, Iffland recuperou com todo o estilo de uma atleta que é bicampeã do Circuito Mundial. Um belo primeiro salto do penhasco deixou-a no topo na tabela no final da ronda de abertura, mas foi na famosa 'Snakehead' que a australiana assinou um dos saltos mais memoráveis da carreira: um salto de frente com dois mortais e uma pirueta e meia que furou as ondas do Atlântico como uma flecha e levou a que um dos juízes mostrasse o tão cobiçado 10.

ra_180713_rbcdpor_iffl_2796.jpg

Uma imagem da perfeição. Rhiannan Iffland salta da rocha vulcânica e para a liderança com este salto digno de nota máxima. Foto: Romina Amato/Red Bull Content Pool.

Até agora, Huber detinha o recorde de ter sido a única mulher a alguma vez receber a nota máxima na competição, um feito que, curiosamente, também foi conquistado na mesma zona rochosa, há dois anos. A contar com os homens, a nota 10 já foi mostrada um total de 99 vezes desde que o primeiro ano do Circuito Mundial, em 2009.

"Senti menos pressão do que o normal", confessou a australiana de 26 anos. "Ter chegado a este evento em quarto lugar significa que não tenho aquele alvo nas costas. Hoje tentei entrar com uma abordagem diferente à que tive no Texas. Estava um bocado stressada lá e tive um início tremido, pelo que aqui quis subir os penhascos, sentir-me livre e passar um bom bocado."

"Senti que tinha saltado muito bem e, quando levantei a cabeça, fiquei contente por ver alguns 9s. Depois fui virando os olhos e vi o 10. Um novo salto ontem, um 10 hoje. Independentemente do resultado de amanhã, vou sair daqui entusiasmada."

Há duas semanas, Kolanus apenas conseguiu alcançar um 11º lugar após a sua vitória no Texas, mas, esta sexta-feira, o polaco voltou ao seu melhor nas rochas. Um par de saltos completamente imaculados valeram-lhe uma série de 9s e 9.5s, mas o atleta de 31 anos sabe que tudo será decidido nos saltos a partir das plataformas de sábado, cujo grau de dificuldade será maior.

"Se estou na liderança, significa que tenho mais pontos, o que é bom para mim", disse Kolanus. "Amanhã, no entanto, estamos de volta à plataforma para os saltos mais difíceis, por isso vamos ver o que acontece."

dt_180713_rbcdpor_kola_2501.jpg
Kris Kolanus saltou para o topo da classificação masculina após duas rondas. Foto: Dean Treml/Red Bull Content Pool.

A competição continua este sábado sem um dos vencedores da etapa no ano passado, Orlando Duque, que se lesionou no dedo do pé antes sequer de ter tido a chance de saltar. A mexicana Adriana Jimenez, que venceu aqui há 12 meses e também na abertura de temporada, no Texas, será a atleta que irá dar início às duas rondas finais, depois de um primeiro dia em que terminou em quarto lugar.

Vê em direto

Este evento vai ser transmitido em direto no dia 14 de julho, às 12h30 (hora de Lisboa), em www.redbullcliffdiving.com, Red Bull TV, Facebook, Youtube e Twitch. A Red Bull TV está disponível em smart TVs, consolas, dispositivos móveis e noutras plataformas. Sabe mais em about.redbull.tv

Se não conseguires ver o evento ou apenas quiseres reviver toda a ação novamente, a repetição estará disponível on demand minutos após o fim da competição.