X

Porque é que Paredes mergulhou com patos de borracha em Bilbau?

Jonathan Paredes
Data: 17/06/2018

Milhares de patos de borracha amarelos 'saltaram' da ponte De Deusto, no coração da cidade basca de Bilbau, com o atual campeão do Circuito Mundial para lançar a 6ª edição do Estropatada, uma corrida de patos tradicional organizada pela fundação The Walk On Project (WOP), que luta contra doenças neurodegenerativas. Este passado domingo, o atleta de 28 anos teve a honra de abrir o evento com a sua graciosa arte de saltar para água de grandes alturas.

Dentro de duas semanas, o residente de Madrid vai voltar à cidade basca para a segunda etapa do Circuito Mundial Red Bull Cliff Diving, onde os homens vão continuar a sua batalha pelo troféu King Kahekili com saltos da ponte La Salve, em frente ao espantoso Museu Guggenheim Bilbao.

Os olhos estavam todos virados para a ponte De Deusto no domingo quando 30 mil patos amarelos e o atual campeão do Red Bull Cliff Diving, Jonathan Paredes, deram início à edição de 2018 desta corrida anual por uma boa causa com um salto de 13 metros para o estuário de Bilbau.

Paredes salta da ponte para o rio Nervión junto com 30 mil patos de borracha. Photo: Romina Amato/Red Bull Content Pool.

O mexicano, que já terminou em 13 pódios no Circuito Mundial, aproveitou a oportunidade de saltar para o Nervión pela primeira vez desde 2015 para aquecer para a primeira paragem do Circuito Mundial na Europa, a qual terá lugar na ponte La Salve, em Bilbau, a 30 de junho. Depois de um começo de temporada menos bom, com um 10º lugar no Texas, o 'style master', conhecido pela sua forma imaculada no ar, quer voltar forte no país que adotou como seu lar.

Depois de um entusiasmante começo de temporada nos Estados Unidos, com a primeira vitória polaca na história da competição, o Circuito Mundial Red Bull Cliff Diving salta o oceano Atlântico em direção a Bilbau. Milhares de fãs são esperados nas margens do rio Nervión para aplaudir a ação, tal como fizeram quando a cidade recebeu o final de temporada de 2015.

Sobre a WOP

A The Walk On Project é uma fundação e um negócio com diferentes focos, tais como a promoção musical, o uso da engenharia para apoiar pessoas com necessidades especiais, desporto, a educação e a organização de eventos como a Estropatada. Todos os lucros são investidos na luta contra doenças neurodegenerativas e na revelação destas patologias.

Até agora, 260 mil euros já foram alocados em vários projetos científicos e, em conjunto com projetos internacionais, mais de 400 mil euros foram concedidos para a luta das doenças neurodegenerativas. Este ano, a fundação planeia publicar um novo documento internacional para financiar novos projetos.

Vê em direto de Bilbau

Este evento vai ser transmitido em direto a 30 de junho, às 16h45 (hora de Lisboa), em www.redbullcliffdiving.com, Red Bull TV, Facebook, Youtube, Twitter, Twitch e Instagram.

A Red Bull TV está disponível em smart TVs, consolas, dispositivos móveis e noutras plataformas. Sabe mais em about.redbull.tv

Se não conseguires ver o evento em direto ou se simplesmente quiseres ver toda a ação novamente, a repetição vai estar disponível 'on demand' alguns minutos após a sua conclusão.

Who's in this