Já não falta muito para que os melhores cliff divers do mundo voltem a saltar das rochas da localização mais clássica do Circuito Mundial, o Ilhéu de Vila Franca do Campo, nos Açores, pelo oitavo ano consecutivo. Aqueles que quiserem manter-se na luta precisam de demonstrar versatilidade, já que terão de saltar das rochas e das plataformas e lidar com o oceano na sua batalha por valiosos pontos. Depois do 'thriller' de Polignano a Mare, onde Gary Hunt e Rhiannan Iffland aumentaram as suas lideranças no campeonato com vitórias dominantes, a temporada de 2019 chega a meio em São Miguel.
Iffland pode vir a fazer história na sua 21ª presença em etapas do Circuito Mundial. A atleta de 27 anos tem tudo para assegurar a quarta vitória em quatro etapas desta temporada, algo que nenhuma outra atleta feminina conseguiu alcançar neste desporto.

Até agora, os restantes lugares do pódio têm sido divididos entre Yana Nestsiarava, Lysanne Richard, Adriana Jimenez e a wildcard Maria Paula Quintero, uma nova cara nestas andanças que conseguiu o pódio em Itália. Se há alguém capaz de derrotar a dominante australiana, provavelmente será uma atleta deste quarteto.
Também será preciso muito para agitar a classificação geral masculina no que resta da temporada. Hunt já leva três vitórias esta temporada e chega aos Açores como atleta mais bem sucedido na localização, onde já venceu por três vezes. O britânico é claramente o favorito à vitória em Portugal, no entanto, há dois anos que não saboreia a vitória em Portugal. A intriga está montada.

Com o suposto maior rival de Hunt, Constantin Popovici, de fora da etapa portuguesa devido a lesão, Andy Jones terá de ser visto como o maior candidato a vencer o britânico de 35 anos em Portugal. Jones terminou em 2º lugar em Itália e subiu para a mesma posição na classificação geral, encontrando-se à frente de Kris Kolanus. O campeão de 2017, Jonathan Paredes, e o veterano Michal Navratil já fizeram pódios esta temporada e são também nomes a ter em consideração.
O pequeno ilhéu de Vila Franca do Campo tem sido o cenário de muito, muito drama nas últimas temporadas e promete voltar a sê-lo quando o Circuito Mundial regressar ao 'Anel de Princesa'. Quase circular em forma, mas quebrado por uma entrada do mar, esta paisagem sem igual será o palco para aquela que promete ser uma das melhores etapas do ano.
Vê em DIRETO dos Açores
O Red Bull Cliff Diving Açores será transmitido em DIRETO no dia 22 de junho, às 14h30 de Portugal Continental (13h30 nos Açores) em www.redbullcliffdiving.com, Red Bull TV, Facebook e Youtube.
A Red Bull TV está disponível em smart TVs, consolas, dispositivos móveis e noutras plataformas. Sabe mais em about.redbull.tv