X

Dublin

12 Maio

Beirute

14 Jul

Mostar

24 Ago
Anterior

Bilbau

14 Set

Final perfeito para a temporada perfeita?

Rhiannan Iffland
Data: 12/09/2019

Depois de seis etapas espetaculares até agora, o Red Bull Cliff Diving World Series de 2019 já está destinado a entrar na história. Dois mergulhos perfeitos, novas pontuações recorde e a maior quantidade de 10 dados numa única temporada temporada são a prova de que o desporto passou para outro nível este ano. E agora, na grande final em Bilbau, a Austrália Rhiannan Iffland tem a oportunidade de terminar a história na perfeição: tornando-se na primeira atleta a vencer todas as etapas.

Quando a 11ª temporada começou nas Filipinas, em abril, poucos poderiam imaginar uma explosão de qualidade e consistência. Mas os sinais estavam lá quando Jonathan Paredes, do México, garantiu o primeiro 10 do ano com o júri, Iffland e o britânico Gary Hunt começaram a defender o título num estilo tipicamente forte, e um romeno relativamente inexperiente, Constantin Popovici, chamou a atenção com alguns mergulhos brilhantes e um segundo lugar.


O que se seguiu só pode ser descrito como um bombardeamento de impressionante precisão aérea; cliff diving de primeira classe, servido em grande parte pelos principais protagonistas - Hunt, Popovici e Iffland. Enquanto a australiana conquistou vitória após vitória nas mulheres, os dois homens mais destacados entraram nos livros de recordes com os seus '10 perfeitos' mergulhos em paradas consecutivas.


"A popularidade do desporto nunca foi tão alta e vemos cada vez mais atletas vindos diretamente do mergulho", diz Hunt sobre o aumento da qualidade. "No passado, talvez visses um saltador com uma pausa de 5 ou 6 anos entre terminar a carreira de 10m e fazer a transição para o cliff diving. Agora vemos pessoas como Constantin e Oleksiy em transição."


"Os cliff divers são muito mais fortes do que eram há dez anos. Preciso de ser pressionado, e estou no meu melhor quando a competição é mais renhida".

dt_190912_rbcdbil_hunt_7742.jpg
Gary Hunt salta da plataforma de 27m platform sobre o Rio Nervión durante a sessão de treinos de quinta-feira em Bilbau. Fotografia: Romina Amato/Red Bull Content Pool.

Uma temporada de recordes em números:

Maculino

  • Pontuação mais alta num salto obrigatório: 82.60 (Jonathan Paredes, Açores)
  • Saltos com melhor pontuação: 156.00 (Gary Hunt, Beirute)
  • Maior número de 10 atríbuidos a um único atleta: 7 (Gary Hunt, Beirute)
  • Maior número de 10 atríbuidos a um único salto: 5 (Gary Hunt, Beirut & Constantin Popovici, Mostar)

Feminino

  • ontuação mais alta num salto obrigatório: 74.10 (Adriana Jimenez, Beirute)
  • Saltos com melhor pontuação: 122.55 (Rhiannan Iffland, Beirute)
  • Etapa com melhor pontuação: 358.05 (Rhiannan Iffland, Beirute)
  • Maior número de 10 atríbuidos a um único salto: 4 (Rhiannan Iffland, Mostar)

Geral

  • Maior número de 10 atríbuidos numa temporada: 13 (Mostar)
dt_190824_rbcdmos_judg_popo_2394.jpg
Será que isto poderia acontecer pela terceira vez nesta temporada impressionante de saltos perfeitos? Fotografia: Dean Treml / Red Bull Content Pool.


De todos os recordes desta temporada, estes dois saltos perfeitos dos homens são atualmente o destaque, mas Iffland pode superar este fim de semana enquanto tenta tornar-se a primeira cliff diver na história desse desporto a vencer todas as etapas. Atualmente, está seis por seis em 2019, e depois de conquistar o seu quarto título na última etapa, em Mostar, a atleta de 28 anos está agora totalmente focada em alcançar a perfeição em Espanha.


"É uma grande conquista e, se eu conseguir, acho que será tão gratificante quanto vencer a World Series".


Com os títulos já decididos, o foco também se volta para a qualificação para a temporada 2020, já que o grupo de atletas tem como objetivo final garantir um lugar permanente para o próximo ano. Através do ranking mundial, que leva em consideração a Taça do Mundo da FINA e os Campeonatos do Mundo, bem como as competições da World Series, os oito melhores desempenhos garantirão um lugar permanente na próxima temporada.


"Será um sonho se eu ficar como atleta permanente no próximo ano", diz a alemã Iris Schmidbauer, uma das três atletas femininas com grandes possibilidades de se classificar. "Estou a trabalhar muito para melhorar e espero que isso aconteça".

dt_190912_rbcdbil_schm_7699.jpg
Garantir um lugar permanente para a próxima temporada seria o final perfeito para uma ótima temporada para Iris Schmidbauer. Fotografia: Dean Treml / Red Bull Content Pool.


Com a lenda, Orlando Duque, a despedir-se da sua ilustre carreira em Bilbau, quais são as possibilidades de uma última onda de despedida do pódio? Isto seria realmente um final perfeito.


Os cliff divers estão prontos para uma batalha final e, no final da competição, no sábado, uma temporada que começou nas perfeitas lagoas de esmeralda do sudeste da Ásia pode possivelmente entrar na história como o ano mais incrível do Red Bull Cliff Diving World Series.

Vê em DIRETO de Bilbau


Este evento vai ser transmitido em DIRETO no dia 14 de setembro às 17h00 de Portugal Continental em www.redbullcliffdiving.com, Red Bull TV, Facebook & Youtube.

A Red Bull TV está disponível em smart TVs, consolas, dispositivos móveis e noutras plataformas. Sabe mais em about.redbull.tv