X

Dublin

12 Maio

Beirute

14 Jul

Mostar

24 Ago
Anterior

Bilbau

14 Set

Iffland volta a vencer e Popivici consegue primeira vitória

Rhiannan Iffland and Constantin Popovici
Data: 12/05/2019

Em Dublin, uma multidão de 145 mil fãs viu a campeã em título do Red Bull Cliff Diving permanecer invicta na temporada de 2019 e Constantin Popovici sagrar-se o primeiro romeno a vencer uma etapa do Circuito Mundial.

Rhiannan Iffland roçou a perfeição ao vencer com uma vantagem de 30 pontos no Porto de Dún Laoghaire. Lysanne Richard somou o segundo pódio da temporada e Adriana Jimenez fechou o top três. Constantin Popovici, saltador olímpico da Roménia, viu as notas mais altas do juri e pôs um fim à onda vitoriosa de Gary Hunt numa das competições mais renhidas até à data. David Colturi fechou o pódio masculino num evento que foi disputado num formato ajustado devido à temperatura da água.

Constantin Popovici (ROU) prepares to launch into the dive that won him the Red Bull Cliff Diving event in Dun Loaghaire, Ireland.
Constantin Popovici prepara-se para se lançar para o salto que lhe deu a viória em Dún Laoghaire. Foto: Dean Treml/Red Bull Content Pool.

Foi a execução imaculada do seu último salto que valeu ao atleta romeno de 30 anos o seu primeiro 10 e primeira vitória no Circuito Mundial, a qual fez dele o 14º homem a vencer o evento. Tendo em conta o valor demosntrado pelo romeno neste início de temporada, Gary Hunt pode esperar uma luta renhida pelo Troféu King Kahekili de 2019. O "Britânico Brilhante" ficou a apenas 1.85 pontos de conseguir a sua 36ª vitória da carreira, mas terminou confortavelmente na segunda posição, a 78.6 pontos de Colturi.

Rhiannan Iffland (AUS) soars above Dun Laoghaire Harbour on her way to winning the competition.
Rhiannan Iffland voa sobre o Porto de Dún Laoghaire. Foto: Romina Amato/Red Bull Content Pool.

Nas mulheres, Iffland liderou de início ao fim do evento, vencendo de maneira impressionante após ter conquistado a etapa de abertura, nas Filipinas. Esta é a segunda vitória da australiana na Irlanda: em 2017, a tricampeã venceu na estreia das mulheres em Inis Mór.

Frente a 85 mil fãs que se reuniram no porto no domingo, Richard manteve-se viva na corrida pelo título ao conseguir o segundo pódio consecutivo. A vice-campeã de 2018, Jimenez, também demonstrou estar bem dentro da luta ao conseguir o seu nono pódio da carreira.

Da localização mais a norte do Circuito Mundial, a elite do cliff diving salta para o lar europeu do desporto: Polignano a Mare, na Itália. Dentro de três semanas, na cidade em que as casas nascem das rochas, os atletas vão saltar de um terraço privado rumo à vitória.

A strong podium here in Ireland. You can expect to see at least one of these competitors standing on the podium again this season.
Podes ter a certeza que pelo menos um destes atletas vai voltar a pisar o pódio esta temporada. Foto: Romina Amato/Red Bull Content Pool

Vê a repetição de Dublin

Revive toda a ação 'on demand' em www.redbullcliffdiving.com, Red Bull TV, Facebook e Youtube.

A Red Bull TV está disponível em smart TVs, consolas, dispositivos móveis e noutras plataformas. Sabe mais em about.redbull.tv