X

Informação atleta

Nome:
Orlando Duque
Data de aniversário:
11/09/1974
País:
Colômbia
Mora em:
Cali, Colômbia
Sponsors:

Diálogo aleatório no táxi: Motorista: "O que fazes da vida?" Passageiro: "Trabalho na Red Bull Cliff Diving World Series". Motorista: "Ah, isso é a competição em que participa o colombiano com tranças pretas, certo?" Funciona sempre. Em qualquer sitio no mundo. Orlando Duque é uma lenda, uma figura icónica na competição. Na sua 10ª época é um dos três cliff divers que esteve na competição desde o início.

"A modalidade escolheu-me. Andei a fazer outras coisas, mas não gostei de nenhuma. Quando comecei a mergulhar, percebi que era mesmo isto!". Com 13 títulos mundiais e dois recordes do Guiness num desporto a que se refere como "a mais natural forma de saltar para a água", a sua habilidade a saltar 27 metros, não precisa de mais provas.

Para acrescentar ao seu enorme legado, Duque ganhou a etapa nos Açores em 2017, a sua primeira vitória em 4 anos.

Para além das suas nove vitórias, Orlando ainda tem o recorde de mais segundos lugares conseguidos na história da World Series (15) e terminou quatro temporadas no top 3.

Depois de 20 anos, o maior embaixador desta modalidade desenvolveu uma disciplina crua e extrema e já ganhou (literalmente) tudo: a World Series inaugural em 2009 assim como o FINA High Diving em 2013, entre tantos outros. Esta lenda de 43 anos não mostra sinais de parar.

Auge da carreira

• 13 títulos mundiais
• Vencedor de nove etapas da Red Bull Cliff Diving World Series
• Dois recordes do Mundo do Guiness
• 2016 – 3º lugar na Taça do Mundo de High Diving da FINA
• 2015 e 2014 – Vencedor da Taça do Mundo de High Diving da FINA
• 2013 – Campeão da High Diving World Series da FINA
• 2009 – Campeão da Red Bull Cliff Diving World Series