X

Dublin

12 Maio

Beirute

14 Jul

Mostar

24 Ago
Anterior

Bilbau

14 Set

Foram batidos recordes no Texas

Kris Kolanus e Adriana Jimenez
Data: 02/06/2018

O Polaco Kris Kolanus deu o pontapé de partida no aniversário do Circuito Mundial com um desempenho excepcional, levando a primeira vitória da época em Hell's Gate no Texas, deixando Michal Navratil da Républica Checa em segundo lugar e o britânico Blake Aldridge em terceiro.

Na competição feminina, a mexicana Adriana Jimenez conseguiu levar a melhor numa disputa com a wildcard britânica Jessica Macaulay, levando para casa a sua segunda vitória no Circuito Mundial por apenas 0.1 pontos, naquela que foi a final feminina mais disputada de sempre. A alemã Anna Bader completou o pódio, com as temperaturas a rondar os 40º no lago Possum Kingdom, onde  12.500 fãs se juntaram nos barcos, kayaks e paddleboards para verem toda a ação.

"Foi uma grande surpresa e um grande desafio também", disse Jimenez encantada. "Gostei muito e queria terminar a competição, então aproveitei o último salto. Não esperava estes resultados, porque todas as raparigas foram incríveis".

"Se virem as pontuações, não há grandes diferenças entre elas. A Anna é meu ídolo desde que me tornei uma atleta de salto para a àgua; o seu estilo é simplesmente único.  A Jessica é muito forte e muito corajosa. Mais mulheres estão a chegar e elas irão acompanhar e evoluir".

Adriana Jimenez estava surpresa e encantada com a sua renhida vitória numa emocionante final feminina. Foto: Romina Amato/Red Bull Content Pool.

Kolanus, de 31 anos, abriu este ano com uma sensacional vitória nesta temporada marcante, não só acrescentando o seu nome à lista de elite de vencedores ao conseguir um 13, como fez a pontuação mais alta do dia num único salto e o resultado total mais alto da competição masculina.

"Este foi o plano! Eu vim para cá com minha lista de saltos difíceis e segui o meu plano", disse Kolanus." Tudo terminou na perfeição.  É a maior pontuação e é óptimo ouvir isso, mas eu ainda posso fazer um pouco melhor, mas fico feliz se todas as competições terminarem como esta.

"Eu acho que tenho uma das listas de salto mais difíceis, apenas David (Colturi) tem mais DD, se ele fizer bem os seus saltos difíceis, ele ficará à frente. É essa a receita."

Kris Kolanus está na melhor forma da sua carreira mas diz que pode fazer melhor. Foto: Dean Treml/Red Bull Content Pool.

Navratil conquistou o seu segundo pódio consecutivo após a final da temporada de 2017 no Chile, enquanto Aldridge conseguiu três pódios consecutivos neste local, completando o primeiro pódio masculino do ano.

Num dia cheio de surpresas também no campeonato feminino, a vitória de Jimenez foi a margem mais próxima, em cinco anos de competição feminina do Circuito Mundial, graças a um esforço feito pela atleta de 33 anos em fazer uma série de pontuações elevadas, e apenas 0,6 pontos separaram as quatro principais mulheres. Para a bicampeã neste local e campeã na geral, Rhiannan Iffland da Austrália, quarta classificada, significa a segunda finalização fora do top 3 em 13 partidas e é a primeira vez que começa uma temporada sem uma vitória.

 

Jessica Macaulay é congratulada pela sua magnífica performance pelo colega britânico Blake Aldridge e por Eleanor Townsend Smart. Photo: Romina Amato/Red Bull Content Pool.

A atleta Wildcard Jessica Macaulay foi a surpresa nesta etapa nos Estados Unidos da América, csendo a primeira britânica a conseguir um pódio no Circuito Mundial, apenas na sua segunda participação. Após o seu segundo salto de 21m,  3 somersaults de costas, que bateu o recorde the pontuação mais elevada de sempre na competição feminina, a atleta de 25 anos completou o 20º evento feminino na segunda posição. Apenas 0.3 pontos atrás da alemã Anna Bader, que reafirmou a sua presença como atleta permanente, com a sua 6ª presença num pódio.

 

Resultados - 1ª etapa, Texas | USA

MULHERES
1- Adriana Jimenez (MEX) - 302.20pts
2- Jessica Macaulay (W) (GBR) - 302.10
3- Anna Bader (GER) - 301.80
4- Rhiannan Iffland (AUS) - 301.60
5- Lysanne Richard (CAN) - 264.90
6- Yana Nestsiarava (BLR) - 258.05
7- Ginger Huber (USA) - 250.15
8- Maria Paula Quintero (W) (COL) - 224.60
9- Eleanor Townsend Smart (W) (USA) - 198.20
10- Irlanda Valdez (W) (MEX) - 183.85

HOMENS
1- Kris Kolanus POL - 424.85pts
2- Michal Navratil CZE - 394.90
3- Blake Aldridge GBR - 389.25
4- Andy Jones USA - 384.35
5- Sergio Guzman (W) MEX - 383.00
6- Steven LoBue USA - 379.35
7- Alessandro De Rose ITA - 373.20
8- Gary Hunt GBR - 370.50
9- David Colturi USA - 356.60
10- Jonathan Paredes MEX - 356.05
11- Orlando Duque COL - 338.20
12- Miguel Garcia (W) COL - 338.05
13- Nikita Fedotov (W) RUS - 331.20
14- Kyle Mitrione (W) USA - 259.25

Vê o Resumo do Texas

 Revê a ação 'on demand' em www.redbullcliffdiving.com e na Red Bull TV. A Red Bull TV está disponível em smart TVs, consolas, dispositivos móveis e noutras plataformas. Sabe mais em about.redbull.tv

Lê e vê mais sobre o Red Bull Cliff Diving aqui.