A wildcard britânica Jessica Macaulay foi a estrela do dia da abertura da época do Red Bull Cliff Diving no Texas, correndo para o topo da qualificação depois de um surpreente record batido, na segunda ronda de saltos, que a deixou confortavelmente à frente da mexicana Adriana Jimenez, em segundo e da alemã Anna Bader em terceiro, depois de duas rondas de saltos em Hell's Gate. David Colturi dos Estados Unidos também saltou para a liderança, à frente do checo Michal Navratil em segundo e do britânico Blake Aldridge num renhido primeiro dia de ação na competição masculina.
Macaulay, a competir pela segunda vez no Circuito Mudial depois da sua estreia nos Açores a época passada, foi a surpresa do dia na competição feminina. A atleta de 25 anos realizou um sólido primeiro salto da plataforma de 21m, 3 Somersaults de costas, que bateu o recorde de maior pontuação feminina de sempre.

"Estou a ter um momento incrível", disse Macaulay. "Tenho minha família e meus treinadores aqui, e a energia com todos os fãs é ótima. Nem acredito que estou na liderança, não esperava isso, mas estou muito feliz. Amanhã espero conseguir fazer o que faço nos treinos, fazer o que normalmente faço e, com sorte, ganhar. "
A bicampeã do Circuito Mundial, Rhiannan Iffland da Austrália, teve um começo lento, tendo em conta os seus altos padrões e ficou em sexto lugar, sabendo que precisa de compensar uma diferença de 40 pontos se quiser adicionar mais uma vitória às suas anteriores 9 aqui no Texas, um lugar onde normalmente é imbatível. Se Macaulay mantiver a liderança no sábado, será a primeira wildcard feminina a provar a vitória, desde a própria Iffland, há dois anos atrás.
Enquanto as temperaturas chegavam aos 40C no lotado Lago Possum Kingdom, onde os fãs se reuniram em barcos, caiaques e paddleboards para assistir à ação, o herói local Colturi declarou suas intenções com dois mergulhos incríveis da plataforma de 27 metros para a alegria dos seus fãs. A sua liderança é fraca, devido aos esforços dos seus rivais, e apenas 3,4 pontos separam os cinco primeiros classificados da ronda final de sábado.

"Os primeiros dois saltos correram bem," disse Colturi. "Estava definitivamente um pouco mais nervoso do que pensava que iria estar, sendo o primeiro depois de uma longa temporada fora da época de competição, mas felizmente todo o treino e preparação tiveram bons efeitos em mim."
"É óptimo estar nos Estados Unidos e ter os meus amigos e a minha família aqui, sentir o amor e o apoio dos meus dois principais fãs - a minha mãe e o meu pai. Sinto-me em casa e vai dar-me uma energia extra para saltar bem durante o fim de semana."
O britânico Gary Hunt, que está actualmente a evitar os seus saltos de torção devido a um bloqueio mental, está feliz de se sentar ao lado dos líderes, em quinto lugar, enquanto o campeão reinante Jonathan Paredes, do México, vai precisar de partir do nono lugar quando a ação recomeçar no sábado.
Centenas de fãs voltarão ao lago no sábado à tarde, sem dúvida a agitar o ambiente, saudando os melhores saltadores do mundo. Com uma potencial história da Cinderela nas competições femininas, um empolgante top 5 nas categorias masculinas e temperaturas quentes novamente, tudo parece estar a postosno último dia de saltos, no Texas.
Vê ao vivo do Texas
Este evento estará LIVE no dia 2 de junho às 21.15hT em www.redbullcliffdiving.com, Red Bull TV, Facebook e no YouTube. A Red Bull TV disponível em smart TVs, consolas, dispositivos móveis e noutras plataformas. Sabe mais em about.redbull.tv
Se perdeste o evento ou queres simplesmente rever a ação, o resumo estará disponível 'on demand' minutos depois do evento terminar
Lê e vê mais sobre o Red Bull Cliff Diving aqui.