X

Dublin

12 Maio

Beirute

14 Jul

Mostar

24 Ago
Anterior

Bilbau

14 Set

Pôr do Sol para a noite de final de temporada no Dubai

Helena Merten
Data: 26/10/2016

Quando uma wildcard aponta para o título na sua temporada de estreia e a atleta mais experiente é duas vezes mais velha que a mais jovem é, definitivamente, altura de um novo capítulo. A maior época de sempre deste Circuito Mundial chega ao fim com a realização da primeira competição nocturna. Adicionando a ilustre paisagem da Marina do Dubai, em que os dois campeões irão ser coroados e receber o Troféu King Kahekili. No lado feminino, a australiana Rhiannan Iffland tem a vantagem do seu lado e está muito perto de ser a primeira rookie a vencer o título. Enquanto que no setor feminino a temporada vai decidir-se nos últimos saltos, no setor masculino Gary Hunt já confirmou o seu título na última etapa.

Na antevisão da 59ª etapa da história, o atleta mais experiente e campeão de 2009, o colombiano Orlando Duque, juntamente com a australiana Helena Merten, tiveram a hipótese de explorar um pouco da cultura do Dubai: passearam num tradicional barco dhow em frente ao arranha-céus da Torre da Princesa, o mais alto edifício residencial do mundo. Usaram roupas locais e conduziram um "abra" - um barco-taxi - Este passeio terminou com um salto a partir da plataforma colocada no Pier 7, que irá ser o local da competição no dia 28 de outubro.

Helena Merten e Orlando Duque. Foto: Romina Amato/Red Bull Content Pool.

Apesar do "brilliant Brit Hunt já ter garantido o seu segundo hat-trick de vitórias no Circuito Mundial, após dominar entre 2010 e 2012 e entre 2014 e 2016, este foi o ano em que houve mais diferentes vencedores em competição - cinco em oito eventos, incluindo duas estreias - Michal Navratil e Sergio Guzman.

O atleta mais velho e a atleta mais jovem do Circuito Mundial. Foto: Balazs Gardi/Red Bull Content Pool.

Jonathan Paredes, mexicano famoso por fazer os saltos mais acessíveis em termos de dificuldade, mas com maior perfeição, quer manter a segunda posição na classificação geral e melhorar o seu terceiro lugar do ano passado. A morder-lhe os calcanhares está o checo Michal Navratil, que aponta para repetir o terceiro lugar de 2011. Apenas o top 5 do ranking de 2016 terá qualificação automática para a próxima temporada. Os restantes cinco saltadores permanentes do circuito de 2017 irão ser selecionados de acordo com os rankings após 11 eventos, incluíndo a FINA World Cup e o Marmeeting.

Orlando Duque - A lenda colombiana realizou o primeiro salto na noite do Dubai. Foto: Balazs Gardi/Red Bull Content Pool.

No Circuito Mundial Feminino será coroada uma nova campeã - a bicampeã Rachelle Simpson, que neste momento está na sétima posição vai ter de lutar pela requalificação para 2017 e ceder o título para uma das duas atletas que ainda estão na luta: Rhiannan Iffland e Lysanne Richard.

Vê em direto

Este evento será transmitido em DIRETO no dia 28 de outubro, a partir das 17h50 em www.redbullcliffdiving.com e na Red Bull TV. A Red Bull TV está disponível em Smart TV's, consolas de jogos, dispositivos móveis, entre outros. Sabe mais em about.redbull.tv