X

Mido logo
Aug 24, 2019 12:30:00 +0000

Em 2018, Gary Hunt tornou-se o primeiro saltador a conseguir repetir uma vitória em Mostar depois de cinco homens e mulheres diferentes terem vencido na cidade bósnia desde 2015. Foi da famosa Stari Most, a ponte velha, que o homem recorde da Grã-Bretanha ganhou terreno crucial na luta pelo título que viria a conquistar. Quando o Circuito Mundial regressar à Bósnia e Herzegovina para a penúltima etapa da temporada de 2019, os saltadores terão de dar tudo por tudo para partir para a última etapa na frente e impressionar o público fanático que estará presente para acompanhar toda a ação.

Saltar da Ponte Velha de Mostar é algo que data do século XVII, quando homens jovens começaram a fazê-lo numa espécie de teste de maturidade e numa técnica muito tradicional. Hoje, a arte do cliff diving é igualmente respeitada.

Construída no século XVI, a icónica Stari Most faz um arco gracioso sobre as águas esmeralda do Rio Neretva, ligando as duas partes da velha cidade de Mostar. Protegida com torres fortificadas de ambos os lados, a ponte integra-se perfeitamente na paisagem, criando uma vista sem igual. Junto com a área envolvente de Mostar, a ponte integra a lista de Patrimónios Mundiais da UNESCO e é tida como uma das mais belas pontes do mundo.

Reza a lenda que Mimar Hayruddin, criador da ponte e discípulo do grande arquiteto otomano Mimar Sinan, nunca viu a ponte completada. O Sultão Solimão, o Magnífico ameaçou decapitar Hayruddin se a ponte caísse e este, por não ter coragem de ver se esta se manteria de pé, terá abandonado a cidade antes de se terem retirado os andaimes.

Eternizada na bandeira e no brasão de armas da cidade, a ponte tem sido o centro da vida da cidade desde a sua construção. Igualmente icónica é a imagem de alguém a voar rumo ao rio Neretva após ter saltado da ponte

Previous winners
2018 Gary Hunt, GBR | Adriana Jimenez, MEX
2017 Gary Hunt, GBR | Cesilie Carlton, EUA
2016 Michal Navratil, CZE | Lysanne Richard, CAN
2015 Jonathan Paredes, MEX

#REDBULLCLIFFDIVING

Localização Stari Most, Mostar
Coordenadas 43°20'13"N, 17°48'54"E
Altura das plataformas 27m | 21m
Profundidade da água 5m to 5.5m
Temperatura da água em agosto 13°C
Temperatura do ar em agosto 26°C
Água Rio Neretva, água doce
Facto aleatório A ponte foi destruída durante a guerra da Bósnia (1992-1995) e reconstruída mais tarde usando os blocos de pedra originais que se encontravam no fundo do rio. Foi reaberta em 2004.

Stari Most

Este evento vai ser transmitido EM DIRETO a 24 de agosto em www.redbullcliffdiving.com, Red Bull TV, Facebook e Youtube.

A Red Bull TV está disponível em Smart TVs, consolas, dispositivos móveis e noutras plataformas. Sabe mais em about.redbull.tv

Se não conseguires ver o evento ou quiseres reviver toda a ação, a repetição vai estar disponível 'on demand' minutos após o fim da competição.

Up Down

Up Down

Up Down

Up Down